quinta-feira, 7 de maio de 2009

Somo guiados por instinto ou o que?



Notei que sempre que vou postar um texto meu, fico meio que me justificando, dizendo o porquê de eu estar falando sobre aquele assunto, naquele momento e tal... Hoje não farei isso. To postando sobre instinto porque quero e ponto. Porque é um assunto que me veio na cabeça e quis pesquisar... Caraco, já me justifiquei de novo! Aff!!hahahahaha
Enfim, aí vai o que achei de bom sobre isso:

** "Instinto [do latim instinctu] – 1. Tendência natural; aptidão inata. 2. Força de origem biológica, própria do homem e dos animais superiores, que atua de modo inconsciente espontâneo, automático, independente de aprendizado. 3. Espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos em suas ações, à revelia de sua vontade e no interesse de sua conservação. O instinto torna-se inteligência instinto, age-se sem raciocinar; pela inteligência, raciocina-se antes de agir."

** "O instinto existe sempre, independente da intelectualidade, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia. O instinto seria sempre infalível, se não fosse falseada pela má educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade."

** "Em estado rudimentar ou latente, todas as faculdades existem no homem. Desenvolvem-se conforme lhes sejam mais ou menos favoráveis as circunstâncias. O desenvolvimento excessivo de umas detém ou neutraliza o das outras. A sobreexcitação dos instintos materiais abafa, por assim dizer, o senso moral, como o desenvolvimento do senso moral enfraquece pouco a pouco as faculdades puramente animais."

**"As paixões são como um corcel, que só tem utilidade quando governado e que se torna perigoso desde que passe a governar.”

** “Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal afasta-o da natureza espiritual. Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza animal denota preponderância do Espírito (valor) sobre a matéria (valor) e o aproxima da perfeição."

Achei bem interessante, afinal, como sabemos o que é instinto e o que é nossa razão ou pior, como distinguir o que é instinto do que é de fato um sentimento???
Instinto é aquilo que fazemos sem pensar ou é aquilo que fazemos porque é nossa vontade maior??Um sentimento pode nos levar a seguir nossos instintos ou o instinto que faz a gente confundir os sentimentos??

Ser humano, complexo?? Juuuust a little... rsrsrs

That's all, folks!

Agora um texto que achei tão fofo, que quis colocar no final, em destaque... hehe

"...O instinto sexual nessa fase da evolução não encontra ALEGRIA COMPLETA senão em contato com outro ser que demonstre PLENA AFINIDADE, porquanto a libertação de energia solicita compensação de força igual. Em semelhante eminência, a monogamia é o clima espontâneo do ser humano.”

Nenhum comentário: