terça-feira, 2 de julho de 2013

" Você deve dar para o seu filho: asas e raízes. Asas para ele voar e raízes para ele saber que sempre pode voltar.

     Sempre achei essa uma frase interessante. Ultimamente tenho pensado bastante em que tipo de legado posso deixar ao meu filho. Não que eu pense em morrer cedo, longe disso, mas quero muito ensiná-lo a ser grande em sua essência, em sua evolução. 
     Então, passando pela rua a caminho do serviço, vejo ao chão um passarinho. Morto. Trágico? Sim. Mas me fez pensar nessa frase novamente. Pode parecer frio, sem sentimento e até cruel, mas as mamães 'passarinhas' alimentam seus filhotes até que possam voar sozinhos. Ela o fortalece e ensina a voar - Vi certa vez um pássaro grande voando e outro menor atrás - se ele não consegue, não tem muito o que ela possa fazer, mas se aprender a voar, passa a ser dono de si. Isso é instintivo e uma necessidade. E imaginem como deve ser prazeroso ao passarinho poder voar e buscar alimentos sozinho!
     Caso a mamãe adie esse voo e continue a alimentar seus filhotes, isso causa uma dependência nada saudável. Na prática, você cria um passarinho que ficará no ninho até o dia que for obrigado a sair, um filhote e até um pássaro adulto impotente, com asas, mas sem saber usá-las. Triste. 
     E as raízes? São feitas daquelas palavras, daqueles conselhos, daquela cobrança sadia, daquela amizade criada, daquele amor que faz com que, mesmo voando, o passarinho saiba que tem para onde voltar e repousar pacificamente. 
    Portanto o correto, ao meu ver, é criar o filho (a) para o mundo, para vida, para suas (o) namoradas (o), para seus amigos e não para você e só você. Viva das fases, curta as fases. Saiba que todas passam. Tente ter papel principal vida dele (a) apenas no que diz respeito a formação do caráter e de educação, mas tenha consciência de que será sempre coadjuvante em suas decisões, pois essas são apenas dele (a). 
     Não trate seu filho (a) como se fosse incapaz de viver sem você. Faça-o aprender a viver sem você sabendo que pode contar sempre.
Ensine-o a voar.

Nenhum comentário: