sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Esperteza x Bom caráter.

      Há tempos  que não ponho no 'papel' minhas reflexões. hehe
      Bem, observando o meio que vivo, as matérias que vejo em tv e jornais, parei para me perguntar: nesse mundo em que vivemos,  quem tem a melhor vida, no sentido de condição financeira e posição social no trabalho e na família? Pela minha até que curta experiência de vida, a esperteza ganha. Independente do caráter. Inclusive, quando a pessoa é esperta e possui caráter duvidoso, parece que vive melhor e, como em novelas no meio, ganham dos "bons moços" quase que o tempo todo, até porque, os de bom caráter acabam tendo seus "tapetes puxados" por esses espertos de caráter mais baixo. Sempre tem alguém na família que vive fazendo os outros de besta, e tentando se dar bem às custas dos irmãos, sobrinhos, tios e afins. E no trabalho então, parece que algumas pessoas nasceram para isso.

O pior é que os espertos de caráter duvidoso são em geral hipócritas - pessoas que não agem de acordo com as ideias que demonstram ter - e existem aos montes. Para conviver com eles fica a dica para quem como eu chega a ser ingênuo muitas vezes: continue com seu bom caráter, afinal esses são os que vão para 'çéu' e confie na Lei do retorno, mas fique sempre a frente desses 'espertos do mal', tentando adivinhar qual será o passo do fulano. Acredite, o hipócrita não se vê assim. Então, na verdade é fácil saber seus passos. E é até notável isso se passarmos a observar e aprender com nossos erros diante eles, pois seus pensamentos serão sempre os seguintes: "quando eu achar que não tem pessoa alguma atento a mim ou preocupado com que faço ou deixo de fazer, ajo de maneira oposta ao que acho correto; espalho aos quatro ventos o que é correto e como devem agir e/ou falar e parecerei bastante convicto e convincente de que faço o que falo; finjo que também faço o correto, atuando durante muitos momentos do dia para disfarçar; observo se os outros à minha volta vão fazer o mesmo que eu, afinal, se eu sou assim, todos devem ser e, se perceber que algum colega ou parente é assim também, ficarei atento para que não me façam de bobo, mas não vou agir, as pessoas que são como eu e percebo, não vou delatar, sempre penso que não devo fazer com os outros o que não gostaria que fizesse para mim (maior hipocrisia mesmo) e, finalmente, farei o possível para 'ferrar' com as pessoas que sempre parecem querer ser corretos. ".


Consciência é o melhor guia, o aprendizado é a melhor arma, a observação é o melhor escudo. ;)

Nenhum comentário: